Capela de N. Sr.ª da Bonança

Séc. XVIII
A Capela da Senhora da Bonança é um templo modesto com uma arquitetura típica do séc. XVIII, pese embora se denotem alguns sinais de reformulações posteriores. A fachada principal apresenta uma porta retangular com moldura superior e, lateralmente a esta, duas pequenas janelas. A encimá-la um frontão triangular, com um pequeno óculo, é rematado por uma cruz granítica ladeada por dois pináculos. A abside, na cabeceira da capela, apresenta, pelo exterior, um curioso nicho voltado para o mar onde, segundo alguns relatos, estava colocada uma imagem da Senhora da Bonança. É um local onde os homens do mar vêm pedir proteção para a atividade piscatória e viagens marítimas. Essas preces são expressas, geralmente, através de siglas, testemunhos de heráldica popular, ou de ex-votos, obras de arte de uma ingenuidade tocante pela beleza e pelas emoções associadas.

Localização

Fão

Central de marcações e reservas

Horário

Apenas por marcação.

Festividade 4.º Domingo de agosto

Curiosidades e lendas

Senhora da Bonança
A localização da capela dá sentido ao nome da padroeira: Nossa Senhora da Bonança. Este título e invocação da Virgem Maria salienta a devoção dos crentes na Mãe de Cristo como auxiliar e protetora dos mareantes. Perante as incertezas e ‘estados de alma’ do mar, as intempéries, invoca-se Nossa Senhora para acalmar o mar e trazer a bonança. Mas a bonança do mar, onde está a vida dos pescadores, é também a bonança da terra. A Virgem que acalma os mares e traz a bom porto é a mesma que acalma a insegurança da vida quotidiana dos crentes.
A esta capela e à devoção da Senhora da Bonança concorrem os pescadores, desde a Póvoa a Esposende, deixando aos pés da Virgem os seus ex-votos, prova da crença no seu poder intercessor e testemunho de gratidão de graças e milagres recebidos.