Igreja da Misericórdia de Esposende/Capela dos Mareantes

Séc. XVI / XIX
A Igreja e Casa da Misericórdia remontam a 1579. O atual edifício resulta da remodelação de 1893, com a nova igreja orientada de sul para norte. O interior é de estética renascentista e o altar-mor apresenta uma interessante talha barroca e é encimado por um retábulo do séc. XVII, de tela pintada, representando Nª Sª da Misericórdia. Em 1621 já existia o altar da Senhora da Piedade e o altar de Cristo, este na capela do Santo Cristo ou dos Mareantes. Esta capela de cariz maneirista, profusamente ornamentada, manteve-se na posição original. O teto é em abóbada de caixotões de talha policromada, representando os profetas. O altar, cujo cenário é a cidade dos homens vigiada pelos anjos e dois profetas fundadores, está ladeado por retábulos e é presidido por uma escultura de Jesus crucificado, o Bom Jesus dos Mareantes, tendo aos pés Nossa Senhora e S. João Evangelista.
Imóvel de Interesse Público.

Localização

Esposende

Central de marcações e reservas

Horário

Inverno: Todos os dias, 09h00-17h00.
Verão: Todos os dias, 09h00-19h00

Festividade: Semana Santa. Quinta-feira Santa, 15h00-24h00. Sexta-feira Santa 09h00-24h00. (por marcação)

Curiosidades e lendas

Nossa Senhora da Misericórdia de Esposende
A Nossa Senhora da Misericórdia ou Mater Omnia “mãe dos homens” surge em Portugal a partir do compromisso de 1516 como a protetora e salvadora da humanidade, representada como uma rainha em cujo manto se abrigam todas as classes sociais. O manto omophorium é o mais emblemático atributo de Nossa Senhora da Misericórdia.
Na Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Esposende está representado na tela que encima o altar-mor e que durante muitos anos esteve guardada e escondida por nela estar representado o Pai Eterno, com a pirâmide e o olho, associados ao conhecimento e ao equilíbrio dos poderes naturais e sobrenaturais que, no início do século XX, foram proibidos por alegadamente representarem a maçonaria. Este pormenor que valoriza e distingue esta tela fez com que, na década de 90, do séc. XX, fosse recolocada no altar-mor. Ao centro, Nossa Senhora de braços abertos cobre com o seu manto seguro por anjos, um de cada lado, os membros da hierarquia religiosa, à esquerda do leitor (papa, bispo, freira e monge) e, à sua direita, os membros da hierarquia militar (rei, rainha e cavaleiros) e aos pés de Nossa Senhora dois pedintes, representando o povo sofredor.
Como curiosidade e motivo de interesse para este conjunto arquitetónico (Igreja da Misericórdia e Capela dos Mareantes) destaca-se, do lado poente do altar-mor, o Nicho da Pietá (Nossa Senhora da Piedade), imagem que remonta ao século XVI (entre 1501-1525). O rosto expressa a dor da mãe com o filho morto no colo, que comove os devotos e todos aqueles que contemplam a cena.
Na capela dos Mareantes, com obras que se atribuem à escola portuense, destaca-se, ao centro, a imagem de Cristo Crucificado conhecido por Bom Jesus da Praça ou Santo Cristo ladeado por Nossa Senhora do Calvário e S. João Evangelista e, no teto de caixotões, os doze evangelistas.