Capela de N. Sr.ª da Guadalupe

Séc. XVIII
Edificada no lugar do Souto, há registo de já ter existido ali uma capela no séc. XVII. A sua primitiva designação, em 1711, era “Nossa Senhora da Algoa do Lupe”. Nos finais dos anos 80 do séc. XX, esta capela beneficiou de significativas obras de restauro e de conservação.
De estilo renascença e neoclássico apresenta uma planta retangular, com fachada voltada a oeste. A fachada principal é formada verticalmente por um só pano, ladeado por pilastras, onde sobressai o pórtico em alvenaria, retilíneo, com cornija. Termina a fachada um frontão triangular ladeado por dois pináculos e rematado por uma cruz suportada por acrotério. Do lado norte, está adossada a sacristia com entrada pelo exterior. A fachada voltada a sul apresenta, no telhado, um pequeno arco sineiro.

Localização

Gandra

Central de marcações e reservas

Horário

Inverno: Domingo, 14h00-17h00.
Verão: Domingo, 9h00-18h00.

Curiosidades e lendas

Senhora da Guadalupe
A Padroeira é a Senhora da Guadalupe, devoção nascida com a aparição da Mãe de Deus ao índio asteca Juan Diego, em 1531, na cidade do México. Padroeira do México e da América Latina, é a Senhora da Guadalupe uma das invocações marianas mais celebradas pelas comunidades ameríndias, num dos Santuários Marianos mais importantes da América Latina, a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe.
A história miraculosa desta imagem e a tradição narrativa das aparições ao nativo americano transpuseram o mar Atlântico e conquistaram a devoção dos cristãos da Península Ibérica.

Outros pontos de interesse em Gandra: