Igreja Paroquial de Vila Chã

Séc. XX
O primitivo templo remonta ao ano de 1549. Em 1920 era um templo de arquitetura simples, a fachada possuía uma ampla janela sobre a qual estava o nicho com a imagem do padroeiro, S. João Baptista, e do lado esquerdo um torreão para o sino e a sacristia. A partir da segunda metade do séc. XX, a igreja sofreu grandes transformações com a construção de uma nova capela-mor e de um novo arco cruzeiro. Edifício de uma só nave com torre sineira, de quatro andares, ao centro com o portal principal em arco de volta perfeita encimado pelo nicho do padroeiro, em granito, e sobre ele o relógio, terminando com o campanário rematado com cúpula piramidal coroada com cruz. A luminosidade do templo é garantida pelos quatro janelões, simétricos, que compõem a fachada principal.
No interior, destaca-se o cristo crucificado, da obra de 1969, e o novo altar-mor, em talha dourada, de inspiração neoclássica e reminiscências do barroco, dos finais de 1990.

Localização

Vila Chã

Central de marcações e reservas

Horário

Terças e quintas, 18h00-19h00 e sábados 15h00-16h30

Curiosidades e lendas

São João Baptista
O padroeiro de Vila Chã é S. João Baptista, aquele que anunciou ao mundo a chegada de Jesus Cristo. Tem João Baptista duas festas no Calendário Litúrgico: 24 de junho, dia do nascimento, e 29 de agosto, celebração do seu martírio.
S. João Baptista era filho de Zacarias e sua esposa, Isabel, prima da Virgem Maria. É na visitação a Isabel que, pela primeira vez, se anuncia a graça da vinda de Cristo, ainda no ventre de sua mãe, no cântico do Magnificat. Também o nascimento de João Baptista é miraculoso, pois seus pais já eram avançados em idade. Zacarias, sacerdote de Javé, pede a Deus um filho, pois era uma maldição não ter descendentes. Certo dia, durante o cumprimento de um serviço religioso no templo de Jerusalém, apareceu-lhe o arcanjo S. Gabriel com uma mensagem de esperança: Não temas Zacarias, porque as tuas preces foram ouvidas e Isabel, tua esposa, dará à luz um filho ao qual dareis o nome de João. O sacerdote mostrou-se incrédulo e pediu ao anjo um sinal para acreditar nas suas palavras. S. Gabriel concedeu-lhe o sinal, ao deixá-lo mudo até ao nascimento do filho. Após completar nove meses de gravidez, Isabel deu à luz um menino, ao qual deram o nome de João.
João Baptista foi o profeta que anunciou a presença de Jesus, pregou no deserto e batizou no rio Jordão. Quando viu vir até ele aquele que considerava o seu Senhor, batizou-o na água e no Espírito Santo que, naquele momento, sobre Ele desceu.
Denunciou o pecado de Herodes Antipas que, por vontade de Herodíades, seguiu o pedido de Salomé, mandando decapitá-lo.

Outros pontos de interesse em Vila Chã: